Foto: Minfra
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🚚 Quantidade de veículos aguardando
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Em períodos de safra intensa, chegam a passar pelo Porto cerca de 25 000 caminhões por dia, divididos aproximadamente em 16 000 na margem direita e 9 000 na margem esquerda Wikipédia+15Abrashops+15Portal O Carreteiro+15.
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Esse fluxo já causou filas de várias dezenas de quilômetros ao longo da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (via de acesso ao Guarujá), com esperas de mais de 20 horas em épocas mais críticas, sem infraestrutura adequada para os motoristas Folha de S.Paulo+2Portal O Carreteiro+2Abrashops+2.
Principais causas dos congestionamentos
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Safras massivas e sem planejamento de rotas – Excesso de grãos escoados simultaneamente.
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Limitações de pátios reguladores – Com vagas insuficientes, muitos caminhões ficam estacionados à beira de vias urbanas ou rodovias.
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Janela de agendamento insuficiente – Apesar das normas da APS (Autoridade Portuária), a tolerância entre emissão da nota fiscal e chegada do caminhão (hoje 3–6 horas) ainda gera distorções Serviços e Informações do Brasil+6portodesantos.com.br+6UOL Notícias+6.
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Infraestrutura rodoviária precária – Buracos e vias estreitas agravam a lentidão portodesantos.com.br+15Folha de S.Paulo+15Abrashops+15.
Impactos vivenciados
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Motoristas sofrem com longas esperas sem acesso a banheiros, alimentação ou segurança, enquanto ficam expostos a riscos de acidentes e violência urbana .
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Comércio e vizinhança afetados – tráfico intenso prejudica acesso local, polui e avança sobre áreas residenciais.
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Terminais operacionais sob pressão – limites diários são frequentemente ultrapassados, provocando atrasos no transbordo.
Medidas adotadas e restrições existentes
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Sistema de agendamento obrigatório (desde 2014) e aumento na fiscalização para evitar entradas sem agendamento Reddit+10Reddit+10Reddit+10portodesantos.com.br+4Serviços e Informações do Brasil+4Portal O Carreteiro+4.
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Pátios reguladores adicionais (já são sete), com capacidade para dezenas de vagas e infraestrutura básica como sanitários e restaurantes Wikipédia+2Portal O Carreteiro+2portodesantos.com.br+2.
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Multas a terminais e transporte em caso de descumprimento das datas e capacidades agendadas Folha de S.Paulo+15Estadão+15Serviços e Informações do Brasil+15.
Em resumo:
Aspecto | Situação atual |
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Demanda | Mais de 25 000 carretas/dia |
Picos críticos | Filas com mais de 20 horas e longa espera nas estradas |
Infraestrutura | Pátios reguladores e regras de agendamento ainda insuficientes |
Principais problemas | Falta de planejamento, limites operacionais, precariedade das vias |
Medidas em curso | Mais pátios, fiscalização, penalidades, novos normativos |
Para reduzir os congestionamentos, são necessárias:
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Ampliação de pátios reguladores e infraestrutura de apoio;
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Maior capacidade e flexibilidade nos acessos rodoviários e vias alternativas;
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Sincronização mais eficiente entre emissão de nota fiscal e acesso físico dos veículos;
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Implantação de sistemas de gestão integrada (viagens inteligentes, carrossel sobre trilhos, novas rodovias).
Esses avanços seriam essenciais para aliviar o gargalo logístico e as consequências negativas enfrentadas por motoristas, terminalistas e comunidades no entorno.
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